Como copiar códigos M e Dax com formatação e cores para o Word

Como copiar códigos M e Dax com formatação e cores para o Word

Você já se pegou documentando o seu projeto de BI onde precisava copiar os códigos do Power BI e colar no seu documento entretanto o código ficava mal formatado e sem as cores das funções. Pois nesse post vou ensinar como copiar códigos M e Dax com formatação e cores para o Word de uma forma simples.

Confira abaixo o passo a passo de como copiar códigos M e Dax com formatação e cores

Instalação da Ferramenta

Primeiramente você deve realizar a instalação de uma ferramenta gratuita e bem popular para edição e formatação de texto, chamada Notepad++

link para download: https://notepad-plus-plus.org/downloads/

Instalação dos addons dos códigos M e Dax para formatação e cores

Depois de instalar a ferramenta será necessário a instalação de Add-ons com o intuito de a ferramenta consiga interpretar as cores e sintaxe da Linguagem M e do Dax.

Baixe os dois arquivos XML abaixo:

Linguagem M

Dax

Configuração do Notepad++ para formatação e cores dos códigos dax e m

Imagem demonstrando como definir formatação no Notepad++

Abra o Notepad++, na barra superior clique em “Linguagem”, assim após clicar irá aparecer uma janela com todas opções de formatações, clique em “Linguagem Definida pelo usuário”, após clicar irá aparecer uma nova janela com a opção “Defina a sua linguagem”, clique nela.

Imagem demonstrando onde clicar para importação do xml

Uma nova janela irá aparecer assim em sua tela como a imagem abaixo, entretanto no canto superior esquerdo da janela você verá o botão “Importar”

Imagem demonstrando a abertura dos arquivos xml

Selecione o arquivo “PowerQuery.xml”, assim como o que você baixou anteriormente, e clique em abrir

Imagem demonstrando sucesso ao importar os arquivos xml

Após clicar em abrir uma mensagem irá aparecer em sua tela assim como a imagem abaixo, notificando que a importação foi realizada com sucesso.

Imagem demonstrando onde clicar para importação do xml

Depois de ver essa mensagem volte a tela anterior, e clique novamente em “Importar”, pois vamos importar agora o arquivo “Dax.xml”, selecione o arquivo “Dax.xml”, e clique em “abrir”.

Imagem demonstrando sucesso ao importar os arquivos xml

Assim novamente a mensagem de sucesso aparecerá para você.

Uso da formatação no Notepad++

Imagem demonstrando onde ficam as formatações de linguagem do Notepad++

Então agora você verá que quando clicar no menu superior em “Linguagem”, irão aparecer duas novas opções, “M” e “DAX”.

Imagem demonstrando o código dax com formatação e cores

Quando você estiver colando um código Dax abra esse menu de formatação e selecione a opção Dax e você verá que ele irá diferenciar as cores e a formatação.

Imagem demonstrando o código M com formatação e cores

Você irá prosseguir com o mesmo procedimento de ir em “Linguagem”, mas agora selecionando a opção “M”, para um código da linguagem M do Power Query, você verá como na imagem acima que ele mantém a formatação e as cores.

Imagem demonstrando como copiar o código M com formatação e cores para outros lugares

Após realizar todo passo a passo, no menu superior clique em “Plugins“, depois em “NppExport” e por último em “Copy RTF to clipboard“, com isso você terá o conteúdo do arquivo copiado e com as cores, depois é só abrir o word e colar.

Imagem demonstrando o código M colado no Microsoft Word com formatação e cores

Pronto, você irá ver que o conteúdo foi colado, mantendo as cores e a formatação, muito útil quando você precisa documentar os projetos de BI deixando todo código no documento.

Referências:

https://www.pbiusergroup.com/communities/community-home/digestviewer/viewthread?GroupId=625&MessageKey=90dc97f0-72fd-4ddc-a6fe-0c4b7181bbcb&CommunityKey=45b8b088-8aeb-481f-b21f-ff707fedfaa6&tab=digestviewer&ReturnUrl=%2Fpowerbiug%2Fcommunities%2Fcommunity-home%2Fdigestviewer%3FCommunityKey%3D45b8b088-8aeb-481f-b21f-ff707fedfaa6

Deixe uma resposta