You are currently viewing Minha experiência realizando provas de certificação Microsoft

Minha experiência realizando provas de certificação Microsoft

Olá a todos nesse post vou contar um pouco mais sobre a minha experiência realizando as provas de certificação da Microsoft.

Atualmente no momento que escrevo há duas maneiras de se fazer o exame de certificação Microsoft, sendo a primeira em um centro de treinamento parceiro da Microsoft, onde você faz a prova pessoalmente e conversa com todas as pessoas em português, e a segunda, fazendo no conforto da sua casa mas tendo que falar com um instrutor em inglês.

Os dois modos tem suas vantagens e desvantagens além de metodologias um pouco diferentes mas no final a prova é sempre a mesma, oque muda mesmo são os procedimentos anteriores a prova, ficando a cargo de quem está marcado o exame escolher a maneira que lhe achar mais conveniente. Abaixo vou detalhar melhor cada procedimento e minha impressão em realizar a prova em cada um dos meios.

Minha experiência realizando as provas de certificação em centros de treinamento

A princípio eu realizava as provas de certificação em centros de treinamento, devido a proximidade com meu antigo serviço eu sempre realizava os exames na Av. Paulista no centro de treinamentos da Impacta.

Contudo pela proximidade do centro de treinamento com meu emprego e por falar em português com os instrutores da prova eu sempre escolhi essa opção até a pandemia estourar…

No centro de treinamento você apresenta os documentos com foto, geralmente o RG ou a CNH e um instrutor diz para você guardar todos seus pertences em um armário, logo após você guardar tudo ele irá te revistar e te guiar para uma sala onde atrás tem um vidro para eles te observarem e os computadores em uma mesa com divisórias parecida com as das antigas lan-houses

A mesa do centro de certificação era nesse estilo

Na mesa você tem o computador com a prova um fone abafador de ruídos e um plástico com um canetão caso queira realizar alguma anotação.

Terminando a prova você sai da mesa e vai pegar os seus documentos que ficaram com o instrutor, assina um documento que você compareceu no centro e realizou a prova e por último pega o resultado da prova que eles te entregam impresso.

Minha experiência realizando as provas de certificação em casa

Primeiramente antes de marcar a prova procurei ver como era feito e quais eram os procedimentos para fazer o exame, os principais são esses aqui:

  • Você vai fazer a prova e talvez conversar com o instrutor em inglês, então pelo menos um inglês básico é requerido.
  • Ter uma webcam e microfone funcionando
  • Ter acesso a internet (E torcer para ela não cair)
  • Rodar o software para verificar se sua máquina está nos conformes
  • Retirar qualquer objeto que seja suspeito da sua mesa, como cadernos, canetas e anotações por exemplo (Até mousepad eles já me pediram para tirar da mesa).
  • Se tiver monitor secundário recomendo que tire da mesa ou desligue (Se somente desligar o instrutor pode pedir para vc mostrar para ele que está fora da tomada, então eu já prefiro tirar)
  • Estar em um lugar da sua casa sozinho, se alguém aparecer sua prova é cancelada. Tente deixar seus pets caso tenham em um lugar longe do que você for fazer a prova, como eu tenho cachorros e gato sempre tranco a porta do quarto para eles não entrarem.

Para realizar a prova você baixa um software no seu computador e ele vai testar sua máquina procurando algum software malicioso que ajude um trapaceiro a colar na prova, caso não ache nada ele irá te avisar, logo após esse teste é pedido o seu número de celular onde eles enviam um SMS com um link para você tirar fotos do seu documento com foto RG ou CNH e depois 4 fotos do lugar que você está realizando a prova, sendo uma de frente, uma de trás e de ambos os lados esquerda e direita, depois você vai para uma tela que te avisa que pode demorar até 15 minutos para realizar a prova (já cheguei a esperar por meia hora), pois o instrutor está averiguando se todas as fotos e documentos estão nos conformes e que você não vai colar de jeito nenhum.

Minha primeira experiência

Logo depois da pandemia estourar os centros de treinamento fecharam e a única forma era fazendo as provas de certificação em casa, afinal era a maneira segura.

Seja como for e com muito medo de dar alguma coisa errada eu marquei minha primeira certificação em casa!

Lembro de ter feito todos procedimentos e estava esperando o instrutor analisar tudo e liberar minha prova, porém apareceu uma notificação na tela que ele estava me ligando…

A princípio ao atender tive que me comunicar em inglês com o rapaz (que pelo sotaque parecia ser Indiano), em outras palavras eu fiquei muito nervoso afinal até hoje eu tenho muito medo de me comunicar em inglês, assim eu até entendo e leio bem em inglês mas a falta de prática na fala me faz passar por esses perrengues. Mas o importante é tentar se comunicar mesmo que você fale palavras separadamente para tentar dizer algo, como eles realizam exames no mundo todo, já estão acostumados com pessoas que não dominam completamente o inglês.

Quando eles ligam para você é porque alguma coisa não está correta ou eles desconfiaram de algo e você tem que adequar para realizar a prova, nesse dia eu tive que retirar um quadro de um desenho que eu fiz.

Depois ele me pediu para eu retirar meu mousepad e me fez algumas perguntas e que eu mostrasse minha mesa novamente pela webcam em seguida ele me deixou realizar a prova.

Após terminar a prova, que não seja Beta (caso a prova seja beta o resultado só irá sair após 3 semanas após o exame ser liberado para todos), o resultado sai na sua tela e logo em seguida você já pode verificar o título em seu transcript.

Transcript é um documento gerado pela Microsoft com todo histórico das suas certificações que você conseguiu passar, geralmente esse documento é pedido em algumas entrevistas de emprego.

Algumas fotos para vocês terem ideia

O bendito quadro que estava em minha parede.

Esse desenho ficava em um quadro em minha parede

Abaixo vou mostrar um pouco do que disse acima do “Limpar a mesa”, nessa época eu tinha somente um notebook um monitor secundário.

Meu setup antes de fazer a certificação
Meu setup depois de fazer a certificação

Deixe um comentário